24/02/2006

Viriato na Literatura (do atento leitor Viriato, pois claro!)


“VIRIATO – O Filho Rebelde”

Após um período de Paz, na segunda metade do Séc. II A.C., as Hispânias (actual Península Ibérica), voltaram a conhecer períodos conturbados devido ao levantamento de alguns povos locais que não se conformavam com o jugo romano. Enquanto isso, Viriato, como todos os jovens, pensava saber todas as verdades. Impelido pela comparação entre a sua audácia e a serenidade de Aurelur, seu pai, julgava ver nela cobardia. A acomodação que Viriato pressentia no pai exasperava-o, ao ponto deste ser ver obrigado a colocá-lo fora de casa, não como castigo, mas para que o filho visse o mundo, conhecesse a guerra. Aurelur pretendia que Viriato voltasse outro homem desta caminhada. Ele voltou, mas não como o pai tinha imaginado...

Romance de Sónia Louro que nasceu em 1976, em França e se Licenciou em Biologia Marinha, pela Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, na Universidade do Algarve. Apesar da sua formação académica na área das Ciências, sempre se interessou pelas Letras e pela História, o que a levou a escrever este romance. Foi vencedora da 5ª Edição do Concurso Literário Dr. João Isabel.

“Viriato – O Filho Rebelde” de Sónia Louro, Via Occidentalis Editora, Lda. , 1ª Edição em Janeiro de 2006, 234 Páginas, Capa de José de Madrazo Y Agudo – Pormenor de “La Muerte de Viriato”( Museo Nacional del Prado - Madrid) e Luís Rodrigues.

Sem comentários: