20/08/2005

Um sinal dos Romanos

Depois do Viriato nos primar com o seus passeios pela cidade é chegada a vez de mais um leitor. E, imaginem que neste amor pela cidade que queremos melhor até os opostos se aproximam. Desta vez é Sertório que nos manda uma mensagem! Ora leiam:
"Vou contar-lhe um segredo. Eu sou o ex-General Romano Sertório, grande amigo do Viriato de quem fui o continuador, depois de desiludido com Roma. Por esse motivo conheço bem esta linda cidade e já por várias vezes, a convite do Viriato – o Lusitano, vim visitar-vos. A última vez foi em 1999 e no dia 19 de Setembro. Vou contar-lhe mais um segredo.... participei, sob disfarçe, na 19ª Meia Maratona de Viseu, organizada pelo Grupo Desportivo «Os Ribeirinhos». Além de gostar muito de correr houve outro motivo que me levou a participar nesta competição. Prestei , mais uma vez , homenagem ao herói Lusitano que com orgulho «Os Ribeirinhos» estampam nas suas camisolas. Para quem não souber o estandarte do GDR tem as as cores do Município, vermelho e amarelo, e apresenta o meu amigo em posição de desafio às águias romanas - tal como está na sua estátua. Não vou dizer em que lugar fiquei, pois isso iria conduzir, concerteza, à descoberta do meu pseudónimo. Garanto-vos que fiquei num lugar honroso para a minha idade e condição! Ora acontece que tive conhecimento da visita que fizeram ao Fontelo o Viriato e D. António Alves Martins... Lembrei-me que nesse ano a organização da Meia-Maratona de Viseu, me ofertou uma pequena publicação, que guardei com carinho, onde vinha inserido um texto intitulado :«Viseu – Cidade», retirado «com a devida vénia do Jornal Voz das Beiras», sem a indicação do seu autor e que referia o seguinte relativamente ao Fontelo. «... O do Fontelo foi votado ao ostracismo. Tem dois únicos atractivos : a sombra da mata, no Verão e a bela plumagem dos pavões. Não terão ainda os jovens arquitectos municipais pensado naquele espaço? Será necessário um concursos de ideias?». E por hoje é tudo, como continuador do Viriato.....Grato pela boa atenção.
SERTÓRIO"
Pois é, nós é que agradecemos e esperamos vê-lo por cá mais vezes!

Sem comentários: