13/03/2006

Se já não fosse verde.... ficava verde de raiva!


Pois é, é um verdadeiro escândalo, embora escondido.... Já aqui contei que há algumas semanas a nossa Cava, foi fustigada pelos deuses da chuva, dos trovões e dos ventos. Em consequência disso corremos risco de vida e tivemos que nos abrigar. Finalmente descobrimos a utilidade da Pala que o Senhor Arquitecto Manuel Salgado e ous seus colaboradores mandaram executar, na Porta da Feira de São Mateus e a que deram o meu nome, mesmo sem pedir a minha autorização. O muro já vi que tem servido para os cães a até pessoas mijarem! Se não acreditam perguntem aos vizinhos...
A inclemência dos deuses derrubou e partiu árvores: Carvalhos, Cedros, Castanheiros, Pinheiros e Eucaliptos (estas últimas desconhecidas nestas paragens nos meus tempos de mortal). As árvores e os seus despojos continuam, passadas várias semanas caídas e a passagem sobre a Cava dificultada ou até impedida. Um dos poucos bancos de granito que ainda existia foi partido, pela acção da queda de uma enorme pernada de um Carvalho centenário. O miradouro da Rua do Picadeiro está pejado de cedros e ramos partidos, o outro existente do lado da Estrada Velha, a ex-estrada romana, que foi desmontado no Verão, por ameaçar ruína, continua à espera de ser reconstruído. Não sei se o impedimento é motivado por razões administrativas ou técnicas, por incúria ou falta de pedreiros. A muralha continua a desfazer-se, a esborroar-se, por falta de protecção e as últimas chuvas fizeram mais estragos. As árvores que tombaram pela raíz e abriram enormes buracos na muralha, continuam à espera de ser removidas e a muralha a erodir-se. Quanto a lixo a Cava continua a ser uma estrumeira e a servir para defecar. Alguém começou a vassourar na zona dos enormes eucaliptos e “esqueceu-se” de retirar o lixo e os detritos amontoados, aqui e além... ficou bonito. Nas minhas costas está outro pequeno monte de lixo varrido e escostado à escadaria e pasme-se... fios que levam a luz para as tochas, seguros e levantados com estacas improvisadas de ramos de árvores. Nós continuamos às escuras, agora ainda mais, e estamos a ficar fartos. É uma verdadeira vergonha! Estou a pensar mandar um dos meus homens falar com o nosso ingrato vizinho, o Senhor Dr. Américo Nunes, que já ouvi dizer ter sempre o portão aberto para falar com os vizinhos. Confio que não seja só um dito para sair de situações de aperto ou promessa eleitoral e que o meu mensageiro seja recebido. Reafirmo é uma vergonha – a Cava é um Monumento único em Portugal, raro no mundo e continua ao abandono.
Um país que não saber cuidar dos vestígios do seu passado, não tem bom futuro!
Viriato
Sou de bronze mas, não sou burro!
P.S. A Câmara ou a Expovis podem mandar retirar o que sobrou da cerca da Feira, que nós não precisamos dela para nada!
Ao Senhor Administrador desta página, agradeço que espalhe estas tristes novidades e publique com destaque e foto, mesmo que antiga.

Sem comentários: