28/12/2006

Votos de Viriato para 2007


Dê um DUPLO CLIQUE na PASSAGEM DE ANO! ARRASTE A FELICIDADE para a sua PASTA PRINCIPAL, SALVE-A em todos seus FICHEIROS PESSOAIS, SELECCIONE-A como seu DOCUMENTO MODELO. De seguida use-a para FORMATAR a sua vida: JUSTIFIQUE-a e ALINHE-a, sem QUEBRAS na sua caminhada ao longo do ano. Que a PAZ não seja apenas um ÍCONE, um ACESSÓRIO, uma FERRAMENTA, um RODAPÉ, um FICHEIRO TEMPORÁRIO, mas o CABEÇALHO e a LETRA PRINCIPAL desse seu caminho.
Que 2007 seja o seu PAINEL DE CONTROLE para DESFRAGMENTAR sua vida, fazer DOWNLOAD de seus sonhos e OPTIMIZAR suas realizações. CLIQUE agora em OK para REINICIAR e ACTUALIZAR seus CONTEÚDOS!
Feliz 2007 para todos do vosso Viriato de sempre!

Ano a ano...


Há um ano:
(...) As obras para a implementação do funicular que ligará o Largo da Feira de S. Mateus ao centro histórico de Viseu deverão arrancar no início do próximo ano. A garantia foi deixada pelo autarca viseense aquando da abertura de uma segunda faixa de rodagem na Avenida Emídio Navarro junto à Cava Viriato. Fernando Ruas anunciou que assim que o funicular entrar em funcionamento o acesso ao centro histórico ficará "livre de trânsito".
09Dez2005 in DRegional

Um ano depois:

Em 2007 prevê-se ainda o lançamento do funicular, transporte não poluente para a Calçada de Viriato.
26Dec06 in
DRegional
É agora que o Viriato ainda sem comboio vai ter um funicular...

Viriato por categoria

Um Viriato ligeiro descoberto pelo AJ e logo a seguir o pesado...

17/12/2006

Viriato e os estudantes


Viriato na loja académica... gentileza do AJ

14/12/2006

Versão deviantart


Também não estou mal nesta versão deviantart! Gamado aqui.

Já me pintaram assim

L., Silva, fl. ca. 1845-1860
Viriato (Visual gráfico/Silva L. lith. - (S.l. : s.n., ca 1850?). - 1 gravura: litografia, p&b . Mais info aqui

Ai, sim? Não me digas!

(...) Ainda dentro da cidade, sendo sempre agradável passar pelo Rossio, há um outro local de visita obrigatória: a Cava de Viriato. O local pode desiludir. (...)
in Pousadas da Juventude

Viriato ibérico?


E, os tipos são teimosos! Teimam em fazer-me espanhol! Também, não admira... por cá, arrumaram-me atrás das grades da Feira! Os "nuestros hermanos" até me levam ao Teatro! "Conho"!

Sabe quem disse isto?

"Não existe riqueza maior do que o valor de cada um."

E, por cá? Ninguém me estuda, porquê?

(...) “La semblanza que del famoso jefe lusitano consagra la historiagrafía antigua sirve de paradigma para reflexionar sobre un fenómeno de hondo significado en la vida de los pueblos prerromanos, la guerra. Entre los muchos enfoques posibles, la acción bélica es revisada en tanto mecanismo de contacto cultural generador a su vez de una serie de efectos sociales y económicos en el seno de los grupos litigantes. Recurriendo además de a las fuentes literarias, a apoyos arqueológicos (distribución de riqueza en necrópolis de fines de la Edad del Hierro, con especial atención a las “tumbas de guerrero”) y a modelos antropológicos, intentaremos dilucidar el papel que la redistribución de botines y tributos guerreros -entendidos como el resultado de un intercambio violento en cualquier de sus modalidades (contienda, ataque puntual, robo…)- desempeña en la articulación socio-política de las gentes del occidente peninsular. La manera en que los “jefes militares”, que son quienes suelen dirigir estos repartos, proceden a la distribución de mercancías entre la población, se muestra en el registro literario como argumento moralizante o anecdótico según los casos. Pero al tiempo constituye un testimonio útil para refrendar la existencia de una fuerte jerarquización habida cuenta que este procedimiento camufla en sí mismo una medida de ordenamiento social. Sólo en este sentido nos permitimos calificar a Viriato con el poco ortodoxo apelativo de jefe redistributivo" (...)

Excelente artigo de
Eduardo Sanchez Moreno (Departamento de Historia Antigua, Universidad Autónoma de Madrid)

Rey de los Celtas


(Celtiké, 147-130 a. C). Representación dialogada de algunos momentos de la vida de un hombre al que los celtas dieron "Las virias", sólo concedido a los héroes- y los romanos reconocieron como "Amicus populi romani" -sólo concedido a los reyes-.
Este luso-vettón vive su infancia en el Bajo Duero. Dicen que las ocho franjas de la Seña Bermeja, bandera zamorana, se deben a las victorias de este caudillo. Este Viriato aquí expuesto, si tú quieres, podría ser el héroe de los tiempos futuros.

Maclug D´Obrhervat, Editorial Célya

06/12/2006

Sugestão de leitura (do AJ)


Num texto escorreito, o autor Pedro Silva, dá a conhecer a origem, história e dissolução deste bravo conjunto de homens que ficaram conhecidos como Lusitanos. Localizados no espaço geográfico que se denomina por Beira Interior, estes antepassados dos portugueses souberam construir, à custa de um feitio indomável e lutador, uma aura de guerreiros de grande valor e símbolos verdadeiros da crença inabalável do espírito de independência. Longe da ideia de bárbaros, que os romanos pretenderam passar à posteridade, este homens criados no seio de condições climáticas adversas e em locais desprovidos de condições perfeitas de sobrevivência, conseguiram dedicar-se às artes (principalmente à música) e cultuar de uma forma bastante evoluída para época, demonstrando desenvolvimento intelectual significativo. Vivendo em comunidade, não descuraram a família e estimavam os anciãos, dando provas de um maior respeito para com os maiores do que frequentemente acontece na actualidade. Assim sendo, podemos afirmar de forma concludente que os Lusitanos eram bem mais do que homens rudes de arma em riste, como o leitor poderá comprovar através da leitura da presente obra. Acima de tudo, os Lusitanos representaram a Alma do que fomos num passado distante e aquilo que gostaríamos de ser no futuro.
Da contracapa da “História dos Lusitanos”
Autor: Pedro Silva
Editora: Prefácio - Edição de Livros, Lda., Lisboa
Capa: Biuni Ano de edição: 2006